domingo, 18 de abril de 2010

Actividade C - 1) Ambientes Virtuais

Na actualidade, ouve se falar muito em ambientes virtuais. Mas afinal o que são ambientes virtuais? Ambientes Virtuais são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet. Elaborado para ajudar os professores a gerir s conteúdos para seus alunos e na administração do curso, permite acompanhar constantemente o progresso dos estudantes.
O desenvolvimento de ambientes virtuais têm atraído a atenção pelas características desta nova tecnologia, muito pelo aparecimento de hardware a baixo custo, o que permite uma maior aquisição destes equipamentos
Um dos principais meios onde o computador hoje tem um lugar de destaque é no ensino. Contudo não foi só nas escolas que os ambientes virtuais, têm ganho notoriedade. A sua aplicação tem-se intensificado e diversificado em áreas como a indústria e a arte, passando pela arquitectura, comunicação, medicina, entretenimento, investigação científica, educação, etc..
Um Software, mais conhecido por freeware livre são programas de computador distribuídos gratuitamente pela internet que permite um número ilimitado de cópias sem exigência de qualquer tipo de registo e pagamento.
Temos como exemplo de freeware : Firefox, real player, itunes.

O Second Life é um ambiente virtual e tridimensional que simula em alguns aspectos a vida real e social do ser humano. Foi criado em 1999 e desenvolvido em 2003. Dependendo do tipo de uso, pode ser encarado como um jogo, um mero simulador, um comércio virtual ou uma rede social. O nome "second life" significa em inglês "segunda vida", que pode ser interpretado como uma "vida paralela", uma segunda vida além da vida "principal", "real".
Esse ambiente virtual tinha recebido muita atenção da media internacional principalmente os especializados em informática pois o número de usuários registados e também os activos cresceram significativamente em 2007, mas muitos usuários, denominados também de residentes, abandonaram o Second Life, passando para redes como Facebook, Twitter e outras redes sociais O número de usuários conectados ao Second Life ronda os 60.000, podendo chegar aos 70.000 nos fins-de-semana.





Fontes:
http://www2.fcsh.unl.pt/edtl/verbetes/D/direitos_autor.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Second_
http://images.google.pt/images?um=1&hl=pt-PT&tbs=isch:1&q=second+life&

0 comentários:

Enviar um comentário